Funcionamento do Curso

Os horários CONFIRMADOS para o primeiro semestre de 2017 estão disponíveis no link (Download).

Os horários CONFIRMADOS para o segundo semestre de 2016 estão disponíveis no link (Download).

Os horários CONFIRMADOS para o primeiro semestre de 2016 estão disponíveis no link (Download).

Os horários CONFIRMADOS para o segundo semestre de 2015 estão disponíveis no link (Download)

Os horários CONFIRMADOS para o primeiro  semestre de 2015 estão disponíveis no link (Download).



 

Descrição sintética do esquema de oferta de curso

O curso de Mestrado em Administração da FURG oferecerá 23 disciplinas, das quais o aluno deverá cursar 32 créditos, totalizando 480 h/a. Deste total, 03 disciplinas são obrigatórias (Teorias Organizacionais, Métodos Quantitativos em Administração e Metodologia de Pesquisa em Administração), além dos Seminários de Pesquisa em Administração I e II, e o Projeto de Elaboração da Dissertação e a Elaboração da Dissertação de Mestrado. O restante de créditos deverá ser obtido através da realização de disciplinas eletivas (que deverão somar 15 créditos), definidas em comum acordo entre orientador e orientado dentro da linha de pesquisa do trabalho a ser desenvolvido pelo aluno. O Estágio Docência é uma atividade obrigatória para os alunos que recebem bolsa pelo programa de Mestrado. Ainda assim, incentivam-se os demais alunos (não-bolsistas) a realizá-lo, pois o mesmo constará no seu currículo, aumentando a sua qualificação. Serão concedidos 02 créditos pela sua realização.

Nesse contexto, considera-se perfeitamente possível o cumprimento de todas as atividades curriculares dentro de um prazo máximo de 30 meses, sendo o mínimo aceitável 12 meses. Uma descrição sintética da realização das atividades propostas aos alunos poderia corresponder ao seguinte roteiro:

 

1º semestre - total de 13 créditos

1. Teorias Organizacionais (obrigatória, 3 créditos) -

2. Métodos Quantitativos em Administração (obrigatória, 3 créditos)

3. Seminários de Pesquisa em Administração I (obrigatória, 1 crédito)

4. Eletiva 1 (cfe linha de pesquisa e orientador, 3 créditos)

5. Eletiva 2 (cfe linha de pesquisa e orientador, 3 créditos)

 

2º semestre - total de 12 ou 13 créditos

1. Metodologia de Pesquisa em Administração (obrigatória, 3 créditos)

2. Seminários de Pesquisa em Administração II (obrigatória, 1 crédito)

3. Eletiva 3 (cfe linha de pesquisa e orientador, 3 créditos)

4. Eletiva 4 (cfe linha de pesquisa e orientador, 3 créditos)

5. Eletiva 5 (cfe linha de pesquisa e orientador, 2-3 créditos)

 

3º semestre - total de 3 a 5 créditos

1. Elaboração do Projeto de Dissertação (obrigatória, 3 créditos)

2. Estágio Docência (eletiva, 2 créditos)

 

4º semestre - total de 3 créditos

1. Elaboração da Dissertação de Mestrado (obrigatória, 3 créditos)

 

As duas linhas de pesquisa do Programa contam com disciplinas eletivas direcionadas predominantemente para cada uma das linhas (o que forma um núcleo comum para a formação do aluno). A linha Tecnologias Gerenciais tem como disciplinas preferenciais: "Sistemas de Informação nas Organizações", "Pesquisa em Sistemas de Informação", "Pesquisa Operacional", "Gestão da Inovação", e "Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos". A linha Organizações, Mercado e Trabalho tem como disciplinas preferenciais: "Administração de Marketing", "Comportamento do Consumidor", "Estratégia e Competitividade", "Sociedade,Estado e Mercado", "Gestão de Pessoas" e "Relações de Trabalho".

Não há impeditivo de que o aluno de uma das linhas de pesquisa curse disciplinas eletivas da outra linha. As disciplinas eletivas são preferenciais de uma linha. Elas são, entretanto, excludentes da outra linha de pesquisa.

Caberá ao aluno optar pelas 05 disciplinas que ele e seu orientador entenderem como as mais importantes para o trabalho a ser desenvolvido pelo aluno. O Programa oferece também disciplinas de núcleo comum que podem ser cursadas por alunos de ambas as linhas, como é o caso das disciplinas "Produção do Conhecimento Científico", "Controle Gerencial", e "Teoria e Prática do Ensino Superior".